quarta-feira, 30 de março de 2011

Rotina

Tenho lido muito sobre a importância da rotina na vida dos bebês e cada dia que passa me convenço na teoria e prática que ela é sim fundamental, inclusive para os adultos.

Desde que Alice começou a fazer movimentos perceptíveis noto que ela tem um padrão de horários e frequência de atividade. Nessa fase ainda percebo muito mais tempo de calmaria, porém em três momentos (ao acordar, após o almoço e no final do dia) ela se mexe bastante.

No entanto, ontem saímos radicalmente da rotina. Fomos pra Salvador às 17h para prestigiar o níver da Tia Nessa. A ida foi bem chata por causa da estrada movimentada e o tempo na mesma posição incomodou um pouco. Lá na festa, além de muitos amigos da Titia e da Vovó Rosa, encontramos o Vovô Rui, o primo Julinho e a Tia-Dinda Nana que não nos via há quase um mês. Muita fofoquinha, muito papo, jantar fora de hora e pé na estrada novamente. Na volta, foi tudo bem mais tranquilo. Porééééém, Alice resolveu colocar a mamãe de castigo por chegar as 2h da manhã. Notei que minha barriga tava mais baixa que o normal e passei uma noite inteira mudando de posição para agradá-la. Sem sucesso! Não teve nada que fizesse ela parar de explorar todo espaço disponível. Empurrou pra baixo, se virou pra cima, deslocava a barriga toda pro lado e voltava, senti até os famosos "chutinhos". Hoje durante toda a manhã foi a mesma coisa. Ainda não dormi. Fiquei pensando que pode ter sido cansaço, mas também pode ter sido estímulo e ela resolveu se animar na madrugada uma vez que foi "convidada" a ir pra festa. 

Mesmo notando essa mudança no padrão, confesso que gostei da experiência. Não me sinto tolhida do direito de dormir bem. Muito pelo contrário, ganhei um presentão! Desde ontem a interação foi muito gostosinha e agora pela tarde estamos ouvindo uma sessão de músicas de ninar instrumentais pra relaxar. 

No final das contas o saldo é que a rotina é fundamental para acalmar, planejar, passar segurança, mas o mais gostoso de tudo é que ela faz pequenos desvios/momentos simples tornarem-se tão especiais!