terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"Semaniversário"

Uma das coisas mais fascinantes de estar esperando um filho é ver mudar a nossa relação com o tempo. A rapidez com que o bebê evolui é muito grande. Se ele muda a cada dia depois que nasce, antes disso o crescimento é quase que por mágica. Faz qualquer um acreditar em milagre e se espantar diante do espetáculo da criação. Lemos outro dia que se eles crescessem fora do útero no mesmo ritmo pré-nascimento, com poucos meses, eles teriam cerca de 5 metros. UAU!

Pois bem, diante dessa velocidade, o tempo da gravidez é melhor contado em semanas do que em meses.  A cada (longos) 7 dias, tanta coisa acontece na vida intra-uterina que os livros, sites e revistas especializadas trazem notícias desse período. Então essa vai ser nossa contagem, lembrando que até o final serão em média 40 semanas.

No sábado completamos 15 semanas. É um período muito legal, pois o bebê já está praticamente pronto, faltando apenas engordar e crescer. A novidade é que o bebê, mesmo de olhos fechados, está sensível à luz e que ele já começa a treinar a respiração, então engole e expira o líquido amniótico. Ah! Ele também pode soluçar.

Estamos agora na iminência de sentir os primeiros movimentos. De vez em quando eu acho que já sinto, mas queria um de verdade mesmo, pra ter certeza. Papai comprou pomadinhas pra assaduras e um ursinho de presente. E a mamãe-melhor-casulo-do-planeta ganhou picolé de morango (meu grande vício da gravidez).